Trata-se de um programa de áudio de 15 a 20 minutos que estará disponível online gratuitamente, a partir desta quarta-feira. O "The Daily” vai estar no ar de segunda a sexta-feira, às 6h da manhã, informou o Times em comunicado.

Cada episódio vai abordar entre dois e quatro assuntos diferentes. O foco está na atualidade, mas haverá espaço para crónicas ou temas de lifestyle.

O New York Times já teve sucesso com o seu podcast "The Run-Up", sobre a eleição presidencial norte-americana, apresentado pelo jornalista Michael Barbaro, que também estará responsável pelo "The Daily”. Barbaro é um veterano com 12 anos de casa no New York Times. O produtor é Theo Balcomb, ex-produtor do programa “All Things Considered” da norte-americana National Public Radio (NPR).

No segmento do podcast, o New York Times enfrenta outros concorrentes de peso, além da NPR, alguns dos quais saídos da imprensa escrita.

O podcast "Can He Do That?" (Ele pode fazer isso?) do Washington Post sobre a presidência de Donald Trump lidera, atualmente, o segmento de podcasts nos Estados Unidos, enquanto o The Wall Street Journal desenvolveu uma oferta variada de programas informativos em áudio.

"The Daily" também vai oferecer aos seus subscritores a possibilidade de interagir com o jornalista Michael Barbaro através do envio de mensagens.

"Espero que o programa de Michael seja uma ilustração do melhor do New York Times: jornalismo inteligente, confiável e de campo", comentou o chefe de redação do jornal, Dean Baquet, citado no comunicado.

Além do “The Daily”, o New York Times tem mais sete podcasts, sendo que quatro foram lançados em 2016.

“The Daily” pode ser ouvido no site do jornal, através da aplicação para telemóveis da publicação ou do iTunes.

O SAPO24 tem uma área dedicada ao podcast, onde destaca três projetos portugueses, sendo eles, o Ponto de Indiferença (música), o É Apenas Fumaça (entrevista/sociedade) e o Podcastas (vinho). Para ler mais sobre estes e outros podcasts, leia a nossa rubrica “Podcast da Semana”.