A participação de hoje é no entanto inferior à da segunda volta das últimas presidenciais, em 2012, que ao meio dia atingia já os 30,66%.

Entre as 08:00 e as 19:00 (07:00 e 18:00 em Lisboa), 47,5 milhões de eleitores são hoje chamados a votar em 66.546 assembleias de voto em todo o território francês. Em algumas grandes cidades, as urnas ficam abertas até às 20:00 (19:00 em Lisboa).

Depois de uma campanha intensa e de uma primeira volta marcada pela exclusão dos partidos que tradicionalmente partilharam o poder nas últimas cinco décadas – republicano e socialista -, a eleição vai decidir-se entre os dois candidatos que se assumem como antissistema, mas que têm visões completamente diferentes sobre o futuro de França e da Europa.

Os primeiros resultados parciais e as projeções de voto começam a ser divulgados às 20:00 (19:00 em Lisboa).

A campanha de Emmanuel Macron anunciou que, se o centrista vencer a eleição, a festa — e o discurso — de vitória vai ser na Esplanada do Louvre, em Paris.

Já Marine Le Pen, se vencer, pretende festejar no Chalet du Lac, um antigo pavilhão de caça usado pelo imperador Napoleão III no leste de Paris.

O Presidente francês eleito tomará posse até 14 de maio, data em que termina o mandato de François Hollande.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.