Segundo fonte comunista, o encontro para o qual estão convocados os 146 membros da cúpula que lidera o partido está marcado para as 11:00, na sede nacional da rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa. As principais conclusões deverão ser apresentadas à comunicação social em conferência de imprensa, ao final da tarde.

O balanço dos diversos sufrágios por todo o país para os municípios e freguesias vai ser o assunto principal da reunião. A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas, "Os Verdes" - outro dos três partidos com posições conjuntas com o PS -, Associação Intervenção Democrática e cidadãos independentes, lidera 34 autarquias desde 2013 e cerca de 200 freguesias.

Os eleitos no XX Congresso do PCP, realizado em dezembro de 2016 em Almada, também irão debruçar-se, nesta terceira reunião do ano após as de fevereiro e junho, sobre o OE2018 até porque a campanha eleitoral autárquica centrou-se no apelo ao reforço de votação na CDU para que os partidos com assento parlamentar que a integram ganhassem mais poder reivindicativo para continuar a "repor direitos e rendimentos" às populações.

As negociações com o Governo minoritário do PS têm vindo a decorrer desde o início do verão e vão intensificar-se no parlamento, segundo outra fonte ligada ao processo, na semana seguinte: entre terça (10 out) e sexta-feira (13 out), a data assumida já pelo executivo socialista dirigido por António Costa para a entrega formal na Assembleia da República da proposta de lei de OE2018.