Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que a detenção correu às 04:45 de hoje e que o detido é suspeito do crime de ofensas graves à integridade física de um polícia.

A detenção decorreu de “um alerta para um cenário de desordem, envolvendo vários intervenientes que já se teriam agredido mutuamente”, tendo a polícia mobilizado “várias unidades móveis tendo em vista uma averiguação célere e uma resposta operacional adequada”.

No local, a policia assistiu a uma discussão entre dois homens, “tendo um deles empunhado uma garrafa de vidro, já partida, e portanto mais letal, e tomado a direção do outro com clara intenção de o agredir”.

Um dos agentes colocou-se entre os dois homens acabando por ser “agredido violentamente num omoplata”, de acordo com o Comando da PSP.

O agente de autoridade sofreu “um corte profundo, com vários centímetros de extensão”.

“Ainda assim, com o apoio dos demais [polícias, o polícia agredido conseguiu] neutralizar imediatamente o agressor, retirando-lhe a garrafa da mão, impedindo este de desferir e infligir novas agressões”, lê-se no comunicado.

O policia ferido foi transportado ao Hospital de São José para e sujeito a intervenção cirúrgica.

O homem detido, sem historial anterior de agressões ou crimes graves, será ouvido em 1.º interrogatório judicial, no Tribunal de Lisboa, para aplicação das medidas de coação.