A cerimónia de transferência do comando, atualmente exercido pela Itália, está prevista para terça-feira no cais da Rocha de Conde de Óbidos, presidida pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro.

É a terceira vez que Portugal assume a liderança da EUROMARFOR. Os anteriores comandos ocorreram no período de 2009 a 2011 e em 1998-1999, adiantou a Marinha, em comunicado.

A Força Marítima Europeia foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha e tem capacidade para ser empregue em operações de sua iniciativa ou sob a égide de organizações como a União Europeia, União Europeia Ocidental, ONU, entre outras, "em missões humanitárias, de resgate, de manutenção de paz e de combate", refere a Marinha.

Na última vez que Portugal assumiu o comando da EUROMARFOR, entre 2011 e 2013, esta força foi ativada quatro vezes e participou em cinco exercícios militares.

A nomeação do Comandante Naval, Henrique Gouveia e Melo, para assumir o comando da EUROMARFOR foi aprovada na sequência de uma proposta do Conselho de Ministros do passado dia 07 de setembro.