“Fui reeleito vereador da cidade de Äänekosky com 138 votos, o dobro da votação que obtive nas eleições de 2012, sendo este um objetivo que tracei e consegui realizar”, disse Ilídio Flores, de 50 anos e natural de Amarante.
Em Äänekosky, que fica no centro da Finlândia e a cerca de 350 quilómetros da capital finlandesa, Helsínquia, o partido vencedor das eleições municipais de domingo foi a Aliança de Esquerda, de Ilídio Flores.
“Dos 31 candidatos da lista do meu partido, fui o terceiro mais votado”, acrescentou Flores, que está na Finlândia há 28 anos onde trabalha como assistente pessoal de um aluno de uma classe de ensino especial.
Ilídio Flores afirmou que a vitória do seu partido “deve-se ao trabalho realizado na câmara pela Aliança de Esquerda durante os últimos quatro anos, que foi realizado em prol da população”.
“Acredito que consegui a reeleição porque as pessoas dão valor ao que faço, é uma prova de confiança, e também porque cumpri as promessas que já tinha feito anteriormente, como por exemplo, o apoio aos idosos do lar que estão muito esquecidos pelas famílias. Passeio com eles todas as semanas”, adiantou.
O vereador adiantou que detém no município os pelouros do Desporto e Cultura.
“Abri e sou o responsável pela escola de futebol num dos clubes atléticos da cidade e treino as crianças de 10 e 11 anos em regime de voluntariado”, sublinhou, dizendo ainda que várias crianças carenciadas participam nesta atividade.
“A pobreza também já chegou a estas paragens”, explicou.
Flores referiu ainda que estão a construir uma nova escola de ensino secundário, que deverá ficar pronta em setembro e, no próximo ano, deverão construir uma nova escola do ensino básico, entre outras iniciativas.
O conservador Partido da Coligação Nacional, do atual ministro de Finanças, Petteri Orpo, venceu as eleições municipais (20,6%) de domingo na Finlândia, seguido pelo Partido Social Democrata (19,4%%) e pelo Partido do Centro (17,8%%).
Os Verdes e a Aliança de Esquerda tiveram aumentos significativos nas percentagens de votos. Os Verdes conseguiram 12,4% dos votos, mais 4,2 pontos percentuais do que há cinco anos, e a Aliança de Esquerda subiu um ponto percentual para 8,8%.
O partido populista e nacionalista Verdadeiros Finlandeses foi o grande derrotado da noite eleitoral com cerca de 8% dos votos, muito inferior à votação conseguida nos pleitos anteriores.
Na Finlândia, segundo os últimos dados oficiais (2015), há 611 pessoas com nacionalidade portuguesa.
Comentários