Nomeada pelo Presidente Michel Temer em junho de 2016, Maria Silvia Bastos Marques foi a primeira mulher a dirigir a instituição.

“Deixo a presidência do BNDES por razões pessoais, com orgulho de ter feito parte da história dessa instituição tão importante para o desenvolvimento do país”, anunciou numa carta dirigida aos funcionários do banco.

Num comunicado oficial, o BNDES confirmou a saída de Maria Silvia Bastos Marques e anunciou que o diretor Ricardo Ramos, pertencente ao quadro de carreira do BNDES, exercerá interinamente o cargo.

O BNDES foi criado em 1952 para expandir a economia do Brasil e atuar no financiamento de indústrias, projetos de infraestrutura e também nos planos agrícolas do país.

O banco acabou envolvido em escândalos de corrupção após Joesley Batista, dono da empresa líder do mercado de carne processada JBS, admitir num acordo com a Justiça que subornou políticos em troca de financiamentos do BNDES.

Estes negócios foram alvo de uma operação da polícia federal realizada este mês, que investiga investimentos de 8,1 mil milhões de reais (2,2 mil milhões de euros) feitos pelo BNDES na expansão internacional da JBS.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.