"Hoje será publicada a portaria de rácios de assistentes operacionais que nos permitirá ao longo do próximo ano, ao longo deste ano, contratar 1.500 assistentes operacionais, com uma marca importante nos alunos com necessidades educativas especiais, mas também no pré-escolar", disse o governante.

Tiago Brandão Rodrigues falava hoje aos jornalistas na Escola Secundária de Loulé, à margem de uma visita que decorreu no último dia do arranque do ano letivo, durante a qual o ministro inaugurou uma rádio escolar, projeto vencedor do orçamento participativo naquela escola.

Segundo o ministro, estando já assinada a nova portaria de rácios, a entrada dos assistentes operacionais, ou seja, auxiliares, nas escolas deverá acontecer "a breve trecho", prevendo-se que, em dois anos, as escolas possam vir a ter um total de mais 2.550 auxiliares.

Tiago Brandão Rodrigues explicou que a portaria dos rácios se trata de um instrumento que indica quantos assistentes operacionais devem existir em cada escola, em função da sua tipologia e número de alunos.

O anúncio da contratação de 1.500 assistentes operacionais aconteceu na quinta-feira, na véspera da abertura oficial do ano letivo, durante uma visita do ministro da Educação à Escola Básica e Secundária do Padrão de Légua, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.