"Foi o culminar lógico do trabalho desenvolvido ao longo destes últimos três anos e meio de mandato autárquico e um voto de confiança em relação ao trabalho futuro a realizar em prol do desenvolvimento de Melgaço", afirmou o autarca socialista que nas eleições de 2013 sucedeu ao histórico Rui Solheiro, que entre 1983 e 2013 liderou o município mais a norte do país.

Manoel Batista, ex-vice-presidente de Solheiro, que após três décadas de liderança, devido à limitação de mandatos autárquicos, não se recandidatou ao cargo nas autárquicas de 2013, acrescentou que "há ainda muito trabalho a fazer em Melgaço, muitas potencialidades por explorar e excelentes oportunidades de desenvolvimento a aproveitar".

Adiantou que a "aposta na atração de investimento, quer ao nível industrial, quer em setores como o vinho, e o turismo, e o investimento público em projetos já prontos nas áreas da reabilitação do património, da cultura, desporto e serviços" serão as principais prioridades a integrar no novo programa eleitoral.

Com 51 anos, Manoel Baptista Pombal esteve ligado durante vários anos à área social no distrito de Viana do Castelo e chegou a liderar o Gabinete de Atendimento à Família, uma das principais instituições de intervenção social do Alto Minho.

Integrou o executivo da Câmara de Melgaço, pela primeira vez, após as eleições autárquicas de 2009 e assumiu, além da vice-presidência, pelouros como a Solidariedade Social, Fundos Comunitários, Obras Municipais e Proteção Civil.