A proposta foi anunciada na sequência da conferência “Como melhorar o posicionamento dos Agricultores na Cadeia Alimentar“, promovida pela CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) na Feira Nacional de Santarém.

Em declarações à Lusa, o deputado e vice-presidente da bancada do PSD Nuno Serra justifica que esta figura poderia funcionar para a agricultura como o Provedor de Justiça neste setor.

“Queremos solidificar a importância do agricultor na cadeia alimentar, onde é muitas vezes o elo mais fraco”, defendeu, exemplificando que o Provedor do Agricultor poderia defender os interesses dos produtores junto da grande distribuição e fortalecer as suas posições nas relações comerciais.

Por outro lado, Nuno Serra considerou que este provedor poderia funcionar como um facilitador na relação dos agricultores junto da administração pública.

À semelhança do Provedor de Justiça, explicou, um provedor do agricultor poderia ser alguém a quem os agricultores recorressem para esclarecer dúvidas burocráticas, colocarem questões sobre fundos comunitários e fazerem as suas reclamações.

“Uma entidade que funcione no fundo como um intermediador”, resumiu, salientando que tal proposta dá corpo a recomendações da Comissão Europeia no sentido de valorizar o agricultor na cadeia alimentar.

A 54.ª Feira Nacional de Agricultura decorre em Santarém, no Centro Nacional de Exposições e Marcados Agrícolas (CNEMA), até domingo, tendo como tema os “Cereais de Portugal”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.