"O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que marcará presença nas Festas dos Santos Populares de Lisboa especialmente celebradas nos bairros mais tradicionais da cidade, já desde o dia 9 de junho de 2022, visando contribuir para a criação de condições de segurança para que as mesmas decorram com normalidade", pode ler-se em comunicado divulgado pela força policial.

É ainda referido que " o policiamento será reforçado por polícias de várias valências, designadamente de visibilidade, de intervenção, de trânsito, de fiscalização, de investigação e de ordem pública, onde se inclui a Unidade Especial de Polícia. Foi reforçada a articulação e coordenação com a Polícia Municipal de Lisboa, para as várias medidas a implementar".

A PSP informa ainda que a Avenida da Liberdade vai estar encerrada ao trânsito a partir das 18H00, devido ao desfile das Marchas Populares, e que "o acesso ao centro da cidade e locais de arraial será condicionado no inicio da noite de 12 de junho, visando permitir a circulação de pessoas nos diversos locais de festividades e diversão".

Por sua vez, "na perspetiva de segurança rodoviária, haverá uma intensificação da fiscalização rodoviária em vários locais de cidade", alertando a PSP para a necessidade de "uma condução consciente sem álcool e em toda a zona da cidade".

Considerando "os milhares de visitantes que enchem as ruas provocando um elevado aglomerado de pessoas", o que pode levar "à prática de alguns crimes que podem ser evitados", a PSP deixa alguns conselhos:

  • Usar transportes públicos na deslocação para os locais onde existam festividades;
  • Não estacionar em locais proibidos, tendo especial atenção aos locais que possam dificultar a passagem de meios de socorro;
  • No caso de transporte em viatura particular, verificar se ficou bem trancada e sem nada exposto no seu interior;
  • Não levar objetos valiosos ou quantias elevadas de dinheiro;
  • No caso de ter mala, transportá-la sempre fechada e junto à parte frontal do corpo e com os objetos mais importantes (dinheiro, documentos, telemóvel, etc) distribuído por locais diferentes e de difícil acesso;
  • Acatar com total disponibilidade as ordens da polícia;
  • Memorizar no telemóvel o número do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP – 21 764 42 42 - [21-POLICIA];
  • Em caso de urgência ligar para o 112.