De imediato serão doados 20 mil euros - 10 mil aos Bombeiros Voluntários da Aguda e igual montante aos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos - mas, no total, os membros do executivo contam ter até ao final do mandato mais quatro mil euros "para outras finalidades ou instituições", conforme descreveu à agência Lusa João Morais. "São instituições que andam muitas vezes de mão estendida porque precisam para ajudar os outros", referiu o autarca, mostrando-se esperançado que esta ideia seja replicada.

Na prática, o valor total de 20 mil euros surge da soma de 500 euros depositados mensalmente ao longo de quatro anos pelos cinco membros do executivo da junta.

"A angariação teve início em outubro de 2013 e as doações são contributos pessoais. Sai do bolso dos [cinco] membros do executivo. As verbas foram sendo depositadas numa conta da Junta de Freguesia por uma questão de transparência. Mais do que betão e paralelos, quisemos contribuir para obras de outro cariz", descreveu o autarca.

João Morais explicou que a escolha destas corporações de bombeiros se deve ao facto de serem as que apoiam e socorrem a população de Serzedo e Perosinho, uma união de freguesias do distrito do Porto com cerca de 15 mil pessoas.

"[Este] gesto nobre do executivo fará toda a diferença no trabalho dos bombeiros e na ajuda que prestam à população da nossa freguesia", aponta o presidente da junta, acrescentando que foram os responsáveis pelas corporações quem decidiu o destino da verba.

A concretização destes donativos está agendada, no que se refere aos Bombeiros da Aguda, para domingo, enquanto a cerimónia relativa aos Bombeiros dos Carvalhos será dia 23 de abril.