Hammond saiu da estrada quando dirigia um Rimac Concept One, um carro elétrico desportivo fabricado na Croácia que testava para a segunda temporada de seu novo programa, The Grand Tour, produzido pela Amazon.

"Richard estava consciente e conseguia falar, e saiu por conta própria do carro antes de este se incendiar", declarou o porta-voz.

"Ele fraturou um joelho" e foi levado de helicóptero para o hospital de St. Gallen, no nordeste da Suíça, segundo a mesma fonte.

O seu colega Jeremy Clarkson escreveu no Twitter: "Foi o acidente mais sério que já vi e o mais assustador, mas felizmente e de maneira incrível Richard parece estar ok".

Clarkson e Hammond apresentavam Top Gear, programa da BBC muito popular sobre carros, até que Clarkson foi demitido em 2015 por ter agredido um produtor.

Hammond passou duas semanas em coma, entre a vida e a morte, depois de um acidente enquanto conduzia um veículo a 463 km/h em 2006.

Em março passado, tranquilizou os seus fãs garantindo estar em forma, apesar das muitas quedas durante as filmagens de The Grand Tour em Moçambique.