Rui Nóvoa, de 56 anos, foi delegado sindical do setor metalúrgico, aderiu ao BE aquando da sua fundação, faz parte da coordenação distrital do Porto e da Mesa Nacional do partido e é membro da Assembleia Municipal de Gondomar desde 2005.

"Candidato-me, porque quero ajudar a retomar o caminho da inovação e do desenvolvimento que está há demasiado tempo adiado. Candidato-me, porque queremos mais e melhor esquerda para Gondomar", disse Rui Nóvoa.

Na apresentação que juntou na biblioteca de Gondomar, distrito do Porto, deputados do Bloco de Esquerda, como Pedro Filipe Soares, José Soeiro, Jorge Campos e Luís Monteiro, o candidato autárquico defendeu que "está na hora de ter uma Câmara que confia nas pessoas e nas organizações e que defenda os valores da equidade e da liberdade".

Já o cabeça de lista pelo BE à Assembleia Municipal de Gondomar, Bruno Pacheco, recordou lutas dos bloquistas neste concelho, como a aplicação das 35 horas de trabalho semanais, bem como temas ligados ao ambiente e à mobilidade.