O valor mais alto registado foi em Santarém, por volta das 16h00, com a estação meteorológica de Fonte Boa a registar 44,8ºC, segundo dados obtidos pela SIC Notícias. No início desta semana, eram seis os distritos que passaram a estar sob aviso vermelho devido ao calor.

Além deste recorde, foram ainda registados 44ºC em Tomar e 43,2ºC em Mora e Évora, sendo que o anterior recorde de temperatura do ano pertencia a Mértola, quando no domingo foram registados 43,6ºC.

O aviso vermelho para hoje devido ao calor foi alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal, depois de já terem sido acionados para Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre.

O aviso vermelho, o mais grave, está ativo desde as 04h30 e pelo menos até às 23h00 de hoje, de acordo com o IPMA.

Estes avisos passam a laranja até final do dia de terça-feira em Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Nos distritos de Lisboa e Setúbal o aviso passa diretamente para amarelo (o terceiro mais grave) a partir das 23h00 de hoje, mantendo-se assim pelo menos até final de terça-feira.

Também sob aviso laranja até final do dia de hoje estão Braga e Beja, enquanto nos distritos de Viseu, Leiria e Coimbra o aviso laranja mantém-se até final do dia de terça-feira, passando depois para amarelo.

Já em Bragança e na Guarda o aviso laranja permanece ativo até às 23h00 de quarta-feira.

Dos 18 distritos de Portugal continental, Faro é o único que não se encontrará nos próximos dias sob qualquer tipo de aviso, segundo o IPMA.