Apresentando como objetivos "reforçar a participação dos jovens na vida cívica das suas comunidades e no sistema de democracia representativa" e, também, "a consciência crítica e adoção de um papel mais ativo na tomada de decisões e controlo sobre o meio envolvente", a autarquia quer, com este projeto, ter os jovens a "aprender mais sobre democracia e cidadania".

Propondo-se "apoiar iniciativas que ajudem os jovens a aprender a participar", bem como a "promover um conjunto de ações integradas, assentes numa preocupação de melhoria e valorização das comunidades locais", o município quer, com este projeto, cativar os jovens "para uma sociedade mais responsável, mais consciente, mais solidária e mais participativa".

Do projeto, denominado "+ Cidadania", faz parte um "concurso de ideias empreendedoras para fomentar, desenvolver ou melhorar algo na comunidade, através da identificação de um problema e apresentação de estratégias para a resolução do mesmo, com vista a resolver e/ou diminuir o seu impacto".

Conhecer os órgãos autárquicos em funções, a realização de uma campanha eleitoral, com listas compostas por elementos dos vários anos de escolaridade, são outros dos desafios lançados aos alunos de Santo Tirso a quem se convida para a eleição de um "executivo" em cada escola, numa atividade a desenvolver sob a orientação dos professores de Cidadania em colaboração com as técnicas da Divisão de Educação.

No âmbito do Parlamento Europeu, aqui direcionado para o Ensino Secundário, pretende-se, segundo a autarquia, "reforçar a consciência crítica e a adoção de um papel mais ativo na tomada de decisões e controlo sobre o meio envolvente".

No que respeita à realidade nacional, haverá ainda sessões de 30 minutos de esclarecimento sobre a Constituição da República Portuguesa dinamizadas por alunos voluntários da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, ficando em aberto a possibilidade de visitar a Assembleia da República, informou a autarquia.

"Este é um projeto que tem como objetivo aprofundar a democracia junto dos nossos jovens. Há um desinteresse crescente dos jovens pela política e com o + Cidadania queremos contrariar esta tendência e chamar a atenção para a importância da causa pública", disse o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, citado pelo documento de apresentação.