Informa a Procuradoria-Geral da República  num comunicado publicado esta quinta-feira, 23 de março, que será submetido hoje a interrogatório um suspeito detido na Alemanha e de nacionalidade marroquina. Fonte policial disse à Lusa que o detido, de 63 anos, chama-se Abdel Tazi.

"No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no qual se investiga a prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional (Daesh - ISIS) e recrutamento e financiamento ao terrorismo, será hoje submetido a primeiro interrogatório judicial um arguido detido, de nacionalidade marroquina", pode ler-se no comunicado da Procuradoria-geral da República.

"A sua detenção ocorreu em cumprimento de mandado de detenção europeu emitido pelo DCIAP, tendo as autoridades judiciárias alemãs determinado a entrega do detido às autoridades portuguesas durante a tarde do dia de hoje", adianta a nota.

O Ministério Público, nesta investigação, é "coadjuvado pela Unidade Nacional contra Terrorismo da Polícia Judiciária" e o inquérito "encontra-se em segredo de justiça".

Escreve o jornal Expresso que o suspeito pertence à chamada célula de Aveiro.

Entretanto, em comunicado enviado às redações, a Unidade Nacional Contra Terrorismo confirma a "detenção de cidadão estrangeiro por suspeita de terrorismo".

"A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional Contra Terrorismo, desenvolveu uma investigação, desde 2015, no decurso da qual foram colhidos indícios que ligam dois homens, de nacionalidade estrangeira, ao terrorismo internacional. No âmbito desta investigação veio a ser detido na Alemanha, na sequência de um Mandado de Detenção Europeu, emitido pelo DCIAP, um desses homens, que hoje foi entregue à Polícia Judiciária e trazido para o nosso país", pode ler-se no comunicado.

O outro homem, que também residia na zona de Aveiro, foi detido em novembro em França por suspeitas de terrorismo, juntamente com outros seis, e tinha autorização de residência em Portugal desde 2014.

O homem detido na Alemanha e hoje entregue às autoridades portuguesas tem "63 anos de idade" e "residiu na zona de Aveiro", acrescenta a nota.