“Neste momento temos para entregar ao CRIF, logo que as obras do lar residencial se iniciem, 516 mil euros, valor que traduz a venda até agora de 516 mil terços”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Empresarial Ourém/Fátima (ACISO), Domingos Neves.

O lançamento do terço, uma parceria entre a ACISO, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional - Casa da Moeda, ocorreu em junho de 2016.

“O terço começou a ser vendido em 2016, mas atingiu o auge em maio de 2017, aquando da visita do papa Francisco a Fátima”, referiu Domingos Neves, destacando que “superou todas as expectativas, porque o objetivo inicial era a venda de 50 mil exemplares, dada também a limitação da sua produção”.

O presidente da ACISO adiantou que “cada terço tem o preço de 12 euros e mantém-se à venda, sendo que um euro continua a reverter para o CRIF, uma instituição de relevância e importância para Fátima e para a região, porque acolhe utentes com diversas limitações, essencialmente, crianças e jovens”.

“Contudo, o objetivo da instituição é poder continuar a dar-lhes apoio quando atingem a idade adulta e, por essa razão, está a ser projetado o lar”, acrescentou Domingos Neves.

Segundo uma nota de imprensa da ACISO, cada terço é acompanhado de um livro explicativo, “disponível em sete idiomas com um selo de certificação emitido pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda”.

Pode ser adquirido um pouco por todo o país e, para revenda, nos cinco fabricantes associados aderentes a esta iniciativa, Artesacris, Farportugal, José de Almeida Pereira, Manuel Reis Pereira, e Pereira, Silva e Reis.