Entre os 13 maiores incêndios destaca-se, na página da Proteção Civil, o fogo florestal na localidade de Carpinteiros, no concelho de Soure, em Coimbra, que lavra desde cerca das 15:30 de segunda-feira e que está a ser combatido por 506 operacionais, 165 viaturas e cinco meios aéreos.

No distrito de Vila Real, encontram-se em curso três incêndios florestais: um em Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena, um em Codessoso, no concelho de Boticas, e outro em Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, combatidos por um total de 289 operacionais, 87 viaturas e três meios aéreos.

Em Lomba, no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, está em curso um incêndio em mato com três frentes ativas, que lavra desde cerca das 14:00 de hoje e está a ser combatido por 127 operacionais, apoiados de 34 veículos e um meio aéreo.

Também no concelho de Gondomar, na localidade de Foz do Sousa, lavra um incêndio em povoamento com duas frentes ativas, que teve início pelas 14:30 de hoje e que está a ser combatido por 76 operacionais, apoiados por 22 viaturas.

Ainda no distrito do Porto, em Baltar, no concelho de Paredes, lavra, desde perto das 15:00, um fogo em mato com três frentes ativas e que está a ser combatido por 61 operacionais e 17 meios terrestres.

No distrito de Viana do Castelo, estão ativos dois incêndios, um no concelho de Ponte de Lima e outro no concelho de Arcos de Valdevez, combatidos por um total de 112 bombeiros, auxiliados por 40 veículos e um meio aéreo.

Já no distrito de Braga lavram dois incêndios, um no concelho de Cabeceiras de Basto, que mobiliza 108 operacionais, 40 viaturas e três meios aéreos, e outro no concelho de Vieira Do Minho, combatido por 68 bombeiros e 25 veículos.

Outros dos 13 incêndios lavram nos distritos de Évora – fogo no concelho de Vila Viçosa que mobiliza 92 bombeiros, 27 meios terrestres e um meio aéreo - e de Bragança, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, combatido por 113 operacionais e 44 veículos.

A Proteção Civil destaca na sua página da Internet como ocorrências importantes os fogos florestais com mais de três horas e com mais de 15 meios.