O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que hoje irá divulgar o nome do secretário de Estado, acabando com semanas de especulações. "Irei anunciar quem será o meu futuro secretário de Estado amanhã (terça-feira) pela manhã", escreveu Trump no Twitter.

O novo presidente procura um nome para dirigir a diplomacia americana desde que venceu as eleições, a 8 de novembro. O CEO da petrolífera ExxonMobil, Rex Tillerson, surge como o mais cotado, apesar das preocupações que desperta a sua ligação ao presidente russo, Vladimir Putin.

Na noite de segunda-feira nos Estados Unidos - madrugada em Portugal - a imprensa americana avançava o nome do CEO da ExxonMobil como confirmado na liderança da diplomacia americana. Vários meios de comunicação social, incluindo os jornais The New York Times e Washington Post, além do canal NBC News, citaram fontes que asseguravam que Tillerson tinha sido o escolhido por Trump.

Mas a lista de candidatos é composta por oito ou nove nomes, incluindo o do ex-governador de Massachusetts e ex-candidato presidencial, Mitt Romney. O cargo de secretário de Estado é o de mais prestígio no governo americano.

Notícia atualizada às 8h50m.