O ex-chefe de Estado republicano enfatizou que o democrata "não é velho demais" para concorrer a um segundo mandato, mas logo acrescentou: "Acho que é incompetente."

Os comentários de Trump, feitos durante uma entrevista ao programa "Meet the Press", da NBC, que será transmitido este domingo, são divulgados num momento em que os americanos debatem sobre o envelhecimento da classe política, antes das eleições de 2024. Se Biden for reeleito, terá 81 anos à data das eleições, e Trump 78.

Várias sondagens mostram que, embora a diferença de idades entre as duas figuras seja pequena, os americanos preocupam-se mais com a idade de Biden. Segundo um inquérito, três em cada quatro americanos duvidam da capacidade do atual presidente completar um segundo mandato.

Trump encerrou o seu mandato como o segundo presidente mais velho da história, depois de Ronald Reagan, que tinha 77 anos. "Alguns dos maiores líderes mundiais têm mais de 80 anos", disse o republicano à NBC. "Aliás, continuo longe dessa idade", enfatizou.

"Biden não é muito velho, mas acho que ele é incompetente, e isso sim é um grande problema", considerou Trump.

O presidente democrata, que superou um problema de gaguez quando era jovem, tem sido alvo de piadas pelos seus lapsos verbais. No entanto, Biden permanece fisicamente ativo, não bebe e costuma ser visto a andar de bicicleta aos fins de semana na sua casa em Delaware.

Na entrevista à NBC, Trump afirmou que a idade não o preocupa, e ressalvou que os seus pais viveram muito tempo: "Então, geneticamente, isso é uma coisa boa."