“Quatro vizinhos foram mortos, incluindo um casal; as equipas de socorro resgataram os cadáveres que estavam sob os escombros de um prédio destruído”, disse a autarquia num comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a EFE, no qual acrescenta que um outro falecido é um homem cuja esposa ficou apenas ferida.

As forças russas tinham lançado bombas Fab-250 sobre a localidade na tarde de sexta-feira, lembra a autarquia, notando que o número total de vítimas mortais pode ainda aumentar.

Já foi aberta uma investigação para aferir da possibilidade de terem sido cometidos crimes de guerra neste ataque.

“O exército russo continua a matar a população civil da região de Donetsk realizado ataques massivos com diversos tipos de armas contra populações pacíficas”, lê-se no comunicado.

Na região de Dnipropetrovsk houve também três feridos devido a ataques de artilharia russa, em Nikopol, perto da central nuclear de Zaporijia, que está sob controlo russo.

Estes incidentes inserem-se na contraofensiva militar ucraniana que começou há umas semanas e que conseguiu recuperar alguns territórios capturados pela Rússia durante a invasão, iniciada em fevereiro de 2022.