Entre os bancos normais do Metro mexicano, foi instalado um banco com características anatómicas masculinas: nas costas, o peito e o abdómen; no assento, o pénis. A campanha pretende sensibilizar os homens para o facto de as mulheres serem assediadas no seu dia-a-dia.
No vídeo que divulga a campanha, as reações das pessoas são as mais variadas. Desde o espanto ao incómodo e à incompreensão, ninguém fica indiferente, nomeadamente os homens, que são os mais afetados pela campanha.
Este banco, “exclusivo para homens” - como indica uma etiqueta colada no vidro -, tem como objetivo chamar a atenção para o facto de 65% das mulheres mexicanas sofrerem de assédio sexual nos transportes públicos das cidades. Para reforçar a ideia, foi inserida uma frase no chão, frente ao banco: “É incómodo sentar-se aqui, mas não se compara com violência sexual que as mulheres sofrem nas suas deslocações quotidianas”.
Além da criação deste banco, outras experiências foram feitas nos transportes, para alertar para a constante observação do corpo feminino, usando os homens como foco.
Esta é uma iniciativa da ONU e das autoridades mexicanas. A campanha estende-se às redes sociais, com a hashtag #NoEsDeHombres e vai já na segunda fase, contando agora com cartazes representativos de situações que incomodam as mulheres.
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