A UMa realça que "o Passe Sub-23, anunciado como um apoio ao transporte dos estudantes do ensino superior de todo o país, com idade não superior a 23 anos, não está, ainda, a ser aplicado na Região Autónoma da Madeira, apesar de já existir desde 2009 no continente, o que penaliza fortemente os alunos, em virtude do elevado custo dos transportes dentro da Madeira".

A Universidade recorda que esta aplicação à Madeira do Passe Sub-23 "é uma reivindicação antiga da AAUMa (Associação Académica)" e dos seus alunos, e que tem merecido todo o apoio dos órgãos da Universidade", tendo sido inscrita no memorando de entendimento entre as Universidades da Madeira e dos Açores.

A UMa manifesta o seu apoio ao Governo Regional "no sentido de continuar a pugnar para que o Governo da República assuma os custos desta medida de âmbito nacional".

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou na terça-feira que o seu executivo vai assumir o custo do passe sub-23 a estudantes da Universidade da Madeira (UMa) que a República Portuguesa devia suportar, tendo inscrito para o efeito meio milhão de euros no Orçamento Regional para 2018.