“Haverá alterações pontuais ao atual plano de pormenor, com unificação de alguns lotes, e a perspetiva de expansão do Polo II. Concluímos as obras de infraestruturação desse polo e, a nível de procura de empresas, continua a justificar uma expansão e existe ainda espaço para isso”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques.

Segundo o autarca daquele concelho do interior do distrito de Coimbra, a revisão do plano de pormenor permite aproveitar “algum do espaço envolvente” do Polo II, que “não está a ser utilizado e que pode servir para alargamento da área existente”.

O procedimento de revisão do plano de pormenor deverá demorar “mais de um ano”, sendo necessário ouvir diversas entidades externas.

O objetivo é o de aproveitar ainda o próximo quadro comunitário para desenvolver a expansão da Zona Industrial.

“Estamos a falar de uma área de dez a 20 hectares de expansão”, realçou.

Dos quase 30 lotes criados com o Polo II da Zona Industrial, apenas “quatro ainda estão disponíveis”, referiu João Miguel Henriques, que disse acreditar que, “em breve, serão ocupados”.

A revisão do plano de pormenor foi aprovada em 18 de agosto, estando previsto que o procedimento permita a realização de estudos de impacte ambiental, avaliação do ruído, bem como a definição de infraestruturas e criação de zonas verdes necessárias, explicou a vereadora Lara Oliveira, na reunião do executivo em que o processo foi aprovado.