"Naturalmente que está previsto um cuidado especial. A planificação de toda a segurança inerente a esta visita do papa está a ser planeada há muitos meses e coordenada pela senhora secretária-geral do Sistema de Segurança Interna", disse Constança Urbano de Sousa, à margem da inauguração do posto da GNR de Porto de Mós, no distrito de Leiria.

A ministra acrescentou que as medidas de segurança envolvem "todas as forças e serviços de segurança, embora com especial destaque para a GNR, que é territorialmente competente na zona de Fátima".

Todos "estão a trabalhar no sentido de assegurar as condições de segurança para essa visita, incluindo o controlo das fronteiras", reforçou.

No anúncio oficial, o Vaticano diz que, "por ocasião do centenário das Aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria na Cova da Iria e acolhendo o convite do Presidente da República e dos Bispos portugueses, Sua Santidade o Papa Francisco irá em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de 12 a 13 de maio de 2017".

Francisco será o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI - 50 anos das aparições -, João Paulo II (12-15 de maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

O papa João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no aeroporto de Lisboa, em 1982, a caminho da América Central.