Na sequência desta agressão foi apresentada queixa junto das autoridades. Sérgio Magalhães teve de receber tratamento hospitalar.

Sérgio Magalhães foi o 3.º árbitro do terceiro jogo da final do 'play-off' do campeonato nacional de futsal, disputado no domingo entre o Sporting e o Benfica, no pavilhão João Rocha, e que as 'águias' venceram por 9-6 no prolongamento.

A vitória deu vantagem ao Benfica na disputa pelo título de campeão (2-1), num jogo em que os sportinguistas teceram muitas críticas à arbitragem.

O Conselho de Arbitragem repudia o que qualifica de "ato cobarde" e sublinha que "o incitamento ao ódio, que continua a ser praticado repetidamente em Portugal, não pode ser dissociado deste tipo de incidentes".

Sérgio Magalhães, de 36 anos, pertence à Associação de Futebol do Porto e iniciou atividade na primeira categoria nacional de arbitragem na modalidade em 2009, tendo entrado nos quadros internacionais em 2012.

Esta época, o árbitro, natural da cidade do Porto, dirigiu 14 jogos, nove do principal escalão nacional e cinco da II Liga.

Leia o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol na íntegra:

"Árbitro de futsal Sérgio Magalhães foi agredido na manhã desta segunda-feira

O árbitro de futsal Sérgio Magalhães foi esta manhã agredido junto ao seu local de trabalho por um indivíduo com um pau e uma arma, tendo recebido tratamento hospitalar.

Este ato cobarde já foi relatado às autoridades policiais, a quem foi apresentada queixa.

O Conselho de Arbitragem repudia este ato de violência e sublinha que o incitamento ao ódio, que continua a ser praticado repetidamente em Portugal, não pode ser dissociado deste tipo de incidentes.

O Conselho de Arbitragem está a prestar todo o apoio ao árbitro Sérgio Magalhães num momento grave e inaceitável, que nenhum agente desportivo merece viver.

O Conselho de Arbitragem da FPF"

O Sporting reagiu esta tarde em comunicado

"O Sporting Clube de Portugal repudia de forma veemente as agressões desta manhã ao árbitro Sérgio Magalhães, independentemente de quem tenham sido os autores deste acto cobarde. O Sporting CP pauta-se por valores de respeito na sociedade, nos quais não estão inseridas acções desta natureza", pode ler-se no comunicado.

O clube critica todavia que Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF),  Luciano Gonçalves, se tenha "apressado" a associar os agressores ao Sporting Clube de Portugal, apesar da sua identidade não ser ainda conhecida.

"O Sporting CP deseja rápidas melhoras a Sérgio Magalhães", conclui a nota.

(Notícia atualizada às 18h20)