Shelton, número 47 do ranking da ATP, venceu Paul (14.º) por 6-4, 6-3, 4-6 e 6-4 em duas horas e 49 minutos no primeiro jogo do dia na quadra central de Nova Iorque, a maior no mundo.

A jovem promessa de Atlanta, enfrentará outro compatriota, Frances Tiafoe (10.º na ATP) ou o australiano Rinky Hijikata (110.º) nos primeiros quartos de final em Flushing Meadows.

Por enquanto, Shelton já é, aos 20 anos, o tenista americano mais jovem a chegar aos quartos de final desde Andy Roddick em 2002. Um ano depois, Roddick conquistou o último título de um jogador local em Nova Iorque.

Este domingo, Shelton impôs-se diante do seu oponente com o seu serviço devastador, conseguindo um total de 16 ‘aces’ contra 6 de Paul, o que lhe permitiu assumir uma confortável vantagem de dois sets.

A promessa local mostrou então um sinal de maturidade ao superar uma derrota no terceiro set contra o perigoso Paul, que já tinha eliminado no início deste ano nos quartos de final do Open da Austrália.

Paul, que no mês passado conseguiu vencer o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, em Toronto, não conseguiu manter a reação até uma reviravolta e acabou parabenizando o jovem compatriota na rede.

"Desta vez foi diferente. Estou em casa diante de uma audiência americana", disse Shelton sobre a diferença relativamente à derrota na Austrália. "A partir desse jogo aprendi como ser mentalmente mais forte e estar pronto para longas batalhas".

"É difícil acreditar que estou a jogar nos quartos com Arthur Ashe diante de uma multidão", disse Shelton, que impressionou o público com um serviço de 240 km/h, o mais rápido de todo o torneio.

“Fiz isto por causa da adrenalina, em outro cenário não o teria feito”, disse ‘Big Ben’ após comemorar a vitória.