Segundo o comunicado do emblema, que milita no sétimo escalão do futebol masculino inglês e no terceiro patamar feminino, a medida surge no âmbito da campanha “Equality FC”, criada pelo clube para “sensibilizar para a desigualdade de género no futebol” e encorajar mais apoios para o futebol feminino.

Para conseguir o objetivo, o clube de Sussex comportou os primeiros custos e explicou que vai continuar a recolher fundos através de “patrocinadores e donativos”, bem como a venda de ações do clube.

Uma das diretoras do clube, Jacquie Agnew, explicou que a iniciativa abrange ainda os fundos disponibilizados para a equipa técnica, o treino e as infraestruturas, com a ambição de “catalisar uma mudança no Reino Unido que ajude a por um fim às desculpas para esta disparidade profunda de pagamento”.

“Todos os dias vejo a paixão e a dedicação que as nossas atletas têm pelo jogo, e tenho a certeza que isto acontece em todo o país. Para as jogadores, ter as mesmas recompensas que os homens, pelo mesmo trabalho, é um fantástico salto em frente e um sinal poderoso”, acrescentou o técnico da equipa feminina, John Donoghue, enquanto o treinador do plantel masculino, Darren Freeman, disse que os adeptos “querem que a equipa ganhe independetemente do género” e que “todos merecem a mesma oportunidade e recompensas”.

A medida do Lewes, que inclui ainda um investimento nas infraestruturas do clube, visa ainda apoiar o futebol de formação local para “levar a participação igual, entre raparigas e rapazes, no futebol”.