"Foi muito complicado competir no rio, é claro", disse o skipper do MAPFRE, Xabi Fernández. "Tivemos um bom começo, e fomos capazes de ficar em alinhados com o vento e a corrente". Uma tarde difícil para os heróis locais do Dongfeng Race Team, que passaram a linha de partida antes da largada (OCS), juntamente com o SHK / Scallywag.

Mas enquanto o Scallywag recomeçou de forma limpa, Dongfeng ficou preso no cabo da bóia de largada - quando se conseguiram soltar, já o resto da frota estava umas centenas de metros à frente.

Enquanto o MAPFRE começou bem e rumou para a vitória, houve uma verdadeira batalha pelo segundo lugar entre o Team Brunel, com o vencedor da Taça América Peter Burling ao leme e o AkzoNobel. Os dois trocaram de posições várias vezes durante as três voltas do percurso, antes de Burling e o Brunel conseguirem algum avanço na última perna e terem alguma margem até ao final.

O Scallywag, que era o terceiro na primeira rondagem, foi ultrapassado pelo Brunel na primeira perna e depois manteve o quarto lugar até ao fim.

Entretanto, o Dongfeng Race Team estava a fazer todos os esforços para pelo menos recuperar uma posição antes do final. A diferença com  a equipa da Turn the Tide on Plastic diminuiu em cada perna, mas no final, Dee Caffari conseguiu bloquear o ataque tardio e garantir o quinto lugar, deixando o Dongfeng no sexto lugar.

Na segunda-feira, a frota partirá de Guangzhou para Auckland, com uma curta paragem em Hong Kong antes de voltar a recomeçar a etapa na quarta-feira, 7 de fevereiro, às 13:00 horas locais (05:00 UTC).

Classificação geral provisória da Volvo Ocean Race In-Port Series

MAPFRE - 32 pontos

Dongfeng Race Team - 27 pontos

Team Brunel - 23 pontos

AkzoNobel - 21 pontos

Sun Hung Kai / Scallywag - 13 pontos

Vestas 11th Hour Racing - 12 pontos

Turn the Tide on Plastic - 10 pontos