Para o clube de Barcelos, atual 14.º classificado, garantir que escapa ao 16.º e antepenúltimo posto – destinado ao play-off de manutenção na divisão principal -, independentemente dos resultados dos adversários na luta pela manutenção, basta-lhe um empate frente aos portuenses.

Naquele cenário, o Gil Vicente totalizaria 32 pontos e não poderia ser ultrapassado, simultaneamente, por Estoril Praia (15.º posicionado) e Marítimo (16.º), estando também já a salvo da zona de despromoção direta, preenchida por Paços de Ferreira (17.º) e pelo lanterna-vermelha Santa Clara.

O Boavista, que ocupa a 10.ª posição, ainda tem possibilidade matemática de terminar o campeonato nos dois postos de acesso à próxima edição da Liga Conferência Europa, na ‘posse’ do surpreendente Arouca (quinto) e do Vitória de Guimarães (sexto), mas necessita de uma conjugação favorável de resultados até ao fim da prova.

Em tese, a 32.ª jornada pode deixar quase tudo decidido na I Liga, desde a conquista do título pelo Benfica, à distribuição de todos os lugares de acesso às provas europeias da próxima época, até às duas equipas despromovidas diretamente ao segundo escalão.

Programa da 32.ª jornada:

– Sexta-feira, 12 mai:

Gil Vicente — Boavista, 20:15

– Sábado, 13 mai:

Vizela — Famalicão, 15:30

Desportivo de Chaves – Paços de Ferreira, 15:30

Portimonense — Benfica, 18:00

Sporting — Marítimo, 20:30

– Domingo, 14 mai:

Rio Ave – Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting de Braga – Santa Clara, 18:00

FC Porto – Casa Pia, 20:30

– Segunda-feira, 15 mai:

Estoril Praia — Arouca, 20:15