"Valeri Oyf decidiu vender as suas ações", disse o Vitesse Arnhem em comunicado, acrescentando que o acionista maioritário deixará imediatamente o conselho de administração do clube.

"Lamento muito dizer adeus ao Vitesse, mas na situação atual tomo esta difícil decisão pelo interesse do clube, dos funcionários, dos adeptos, dos patrocinadores e das outras partes presentes", disse o oligarca russo no comunicado.

Oyf, como muitos oligarcas russos próximos do poder em Moscovo, está sob pressão após a invasão da Ucrânia decidida pelo presidente russo Vladimir Putin e as sanções económicas impostas pela Europa e pelos Estados Unidos em retaliação a essa ação.

Segundo a imprensa holandesa, Oyf é uma pessoa próxima de Roman Abramovich, outro dos oligarcas russos que enfrenta sanções do Reino Unido que o levaram a anunciar a venda ao Chelsea, atual campeão europeu, processo agora paralisado pela ação das autoridades britânicas.

O Vitesse Arnhem está atualmente a disputar os oitavos-de-final da Liga Europa Conference. Na quinta-feira, perdeu por 1-0 em casa, diante da AS Roma treinada pelo português José Mourinho, e onde jogam os internacionais portugueses Sérgio Oliveira e Rui Patrício.