Foi uma novela que durou umas semanas, mas que terminou com Marco Silva a ficar no clube onde está e Sam Allardyce a ocupar a vaga deixada por Ronald Koeman no Everton. O português, de acordo com a informação veiculada pela imprensa inglesa, era o favorito para o cargo, não sendo consumada a mudança porque o Watford rejeitou perder o técnico que está a surpreender (novamente) a Premier League. Mas ‘Big Sam’ é da opinião que as suas credenciais são “incomparáveis” com as do técnico dos Hornets.

“Vamos meter as coisas nestes termos: se olharem para o meu percurso, porque não estaria eu aqui, em detrimento de Marco Silva?”, disse. “Tenho o maior respeito pelo Marco Silva e não o estou a criticar, mas o seu percurso não tem a mínima comparação com o meu porque ele fez com que o Hull City fosse relegado. Isto é percepção. Não temos que viver na percepção ao nosso nível. Temos que viver na realidade e a realidade é que falaram comigo, recusei e voltei porque sentiram que era a coisa certa a fazer”, concluiu.

As palavras de Sam Allardyce, de 63 anos, que assinou um contrato por 18 meses com os The Toffees, parecem não ter caído bem ao treinador português. Marco Silva respondeu que as comparações “não fazem sentido nenhum”.

“Li o que ele disse, mas quando faz essa comparação, [é algo que] não faz sentido nenhum”, começou por esclarecer Silva. “É a mesma coisa que eu comparar o seu trabalho com um treinador de seleção como o Gareth SouthGate [técnico inglês]. É a mesma coisa que eu comparar os cinco golos de Richarlison [avançado do Watford] na Premier League com o Peter Crouch [avançado veterano do Stoke City]. Crouch tem quase 37, Richarlison tem 20. Crouch já jogou tantos jogos, enquanto o Richarlison tem bem menos”, explicou.

“Vão ver o que é que ele andava a fazer quanto tinha 40 anos, ou vejam o que andou a fazer nas suas sete primeiras temporadas enquanto treinador. Depois, vejam aquilo que eu andei a fazer com a mesma idade. Ou podem esperar que eu chegue aos 63 anos e aí poderão comparar aquilo que alcancei”, concluiu Marco Silva.

Disputados 15 jogos da Premier League, o Everton ocupa a 10ª posição da tabela classificativa com 18 pontos. O Watford tem mais 4 e está no 8º posto.

Este fim de semana, o Tottenham não passou em Vicarage Road, reduto do Watford, ao empatar a uma bola. A equipa da casa chegou à vantagem aos 13 minutos, com um golo do belga Kabasele, mas ainda na primeira parte, aos 25, o sul-coreano Son refez a igualdade. No segundo tempo, o colombiano Sanchez agrediu um adversário e deixou os ‘spurs’ a atuar com menos uma unidade, aos 52 minutos, mas a equipa de Marco Silva acabou por não conseguir capitalizar a vantagem numérica. Já o Everton, naquele que foi o primeiro jogo com o novo treinador no banco de suplentes, derrotou em casa, por 2-0, o Huddersfield. Sigurdsson (47') e Calvert-Lewin (73') fizeram os golos do encontro.

No mês passado, o Watford esteve a ganhar 2-0 frente ao Everton, mas acabou por não conseguir segurar a vantagem e acabou ser derrotado por 3-2. O próximo embate entre os dois técnicos acontece a 24 fevereiro do próximo ano.

O treinador português sucedeu ao italiano Walter Mazzarri que na última temporada liderou o Watford até ao 17º lugar da Premier League, o último acima da linha de água.

Marco Silva, de 40 anos, iniciou a sua carreira no Estoril-Praia, em 2012/13, passando depois por Sporting (2014/15), vencendo a Taça de Portugal e Olympiacos (2015/16), pelo qual conquistou o título grego.

Assumiu as rédeas do Hull City no dia 5 de janeiro de 2016 com o objetivo de manter o clube na primeira divisão inglesa, a Premier League. Após uma campanha que impressionou todos os que se mostraram desconfiados aquando da contratação do técnico português, uma série de maus resultados nas últimas jornadas ditaram a descida do clube.

Por seu turno, Sam Allardyce — ou 'Big Sam' como é conhecido no Reino Unido —, esteve na última temporada à frente do Crystal Palace, mas anunciou a sua saída em maio, depois de garantir a permanência.

Antes, o técnico teve uma passagem fugaz como selecionador de Inglaterra, com a qual tinha assinado um contrato de duas épocas, mas ao qual teve que resignar, por mútuo acordo, devido a um escândalo.

Na ocasião, o jornal The Telegraph, com repórteres disfarçados, filmou o técnico a dar conselhos como contornar os regulamentos da Federação Inglesa (FA), que proíbem a posse partilhada de passes de futebolistas.

Na sua carreira, 'Big Sam' já passou por clubes como Bolton, Newcastle, Blackburn, West Bromwich, West Ham, Sunderland, entre outros.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.