O Nazaré Challenge, terceira etapa do circuito mundial de surf em ondas grandes (Big Wave Tour) recebeu “luz” verde para ser disputado no próximo sábado, 10 de fevereiro, na Praia do Norte.

De acordo com a organização são esperadas ondas entre 10 e 15 metros que os melhores surfistas do mundo apanham na remada (sem ajuda de jet-skis). Por esse motivo, está prevista para a prova organizada pelo World Surf League (WSL) uma operação de segurança sem precedentes, envolvendo 15 motas de água, cinco barcos e 40 pessoas.

No Canhão da Nazaré, dentro de água vão estar mais de vinte surfistas, com destaque para o sul-africano Grant “Twiggy” Baker, campeão mundial de 2016 e 2013, o havaiano Makuakai Rothman, campeão mundial em 2014, e o australiano Jamie Mitchell, vencedor do Nazaré Challenge em 2017.

Para além de João de Macedo (3º lugar na edição portuguesa no ano passado), que compete no circuito mundial, a organização endereçou um convite (wild card) a António Silva, 6º em 2016, Alex Botelho, 5º lugar no México, Hugo Vau, surfista que terá alegadamente surfado a maior onda de sempre (a aguardar validação) e Nicolau Von Rupp.

“Finalmente chegou o grande dia”

“A Nazaré e a Praia do Norte mais uma vez demonstrarão a sua consistência e liderança enquanto surf spot, por essa via também reforçando a relação umbilical que a Nazaré também já detém com a própria WSL e que se manterá, seguramente, por muitos anos” afirmou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, na véspera de começar a receber os melhores Big Riders mundiais.

Depois do período de espera ter-se iniciado a 17 de outubro de 2017, chegou a hora do Nazaré Challenge, com arranque esperado para as 7h00 de sábado. “Durante os, praticamente, quatro meses de período de espera, procurámos a melhor janela para fazer o evento. Tem sido um Inverno com ondulações grandes... Finalmente, chegou o grande dia e estamos todos preparados para receber este grande espetáculo”, antecipou Francisco Spínola, representante da WSL em Portugal.

“As previsões indicam que o mar vai estar forte, como aliás é característico da Praia do Norte, pelo que vai ser espetacular ver os melhores do mundo a mostrar tudo o que valem. É uma bênção ter este evento em Portugal”, resumiu João Macedo, surfista português que integra o circuito mundial de ondas grandes.

Recorde-se que australiano Jamie Mitchell venceu a primeira edição do Nazaré Challenge, em dezembro de 2016, uma etapa presenciada por 20 mil pessoas.

Antes da etapa portuguesa, a competição passou pelo México (Puerto Escondido Challenge) e Havai (Pe'ahi Challenge), onde se sagraram vencedores o havaiano Kai Lenny, líder do ‘ranking’, e o havaiano Ian Walsh, respetivamente.