Hoje, numa cerimónia em Matosinhos, no Porto, que antecedeu o sorteio que dita o calendário das provas da nova temporada futebolística, a LPFP atribuiu vários prémios, destacando-se no que se refere a distinções na I Liga nomes ligados ao tetracampeão Benfica, e na II Liga, ao Portimonense, que venceu a prova e foi promovido ao primeiro escalão.

O internacional português Nelson Semedo que alinha no Benfica venceu o prémio 'Jogador Revelação' da I Liga, enquanto a distinção 'Melhor Jogador' ficou para o benfiquista Pizzi e o de melhor guarda-redes para o brasileiro Ederson, agora no Manchester City.

Já o treinador do Benfica, Rui Vitória, voltou a vencer o prémio 'Melhor Treinador' da I Liga e, numa mensagem gravada dirigida aos presentes na cerimónia que decorreu em Matosinhos, o técnico, além de agradecer a distinção, explicou que o galardão “reflete o trabalho de muita gente, de uma equipa de jogadores que foi fantástica”.

Também na II Liga o prémio de melhor técnico caiu em mãos ‘familiares’, com Vítor Oliveira (Portimonense) a voltar a ser galardoado, à semelhança do ano anterior.

O holandês Bas Dost trouxe para o Sporting o prémio de melhor marcador, com 34 tentos, enquanto que o ‘goleador’ da II Liga foi Pires, o ‘veterano’ do Portimonense, que prometeu “um bom trabalho” no regresso dos algarvios ao principal escalão.

O Portimonense foi igualmente premiado com o galardão ‘Fair Play’, enquanto o guardião Ricardo Ferreira foi considerado o melhor guardião do segundo escalão, explicando aos jornalistas que o prémio prova que foi “importante em alguns momentos da época”, mostrando-se ainda motivado para assegurar “o grande objetivo da manutenção” que o clube enfrenta na próxima temporada.

A distinção 'Golo do Ano', escolha feita pelos adeptos através de votação 'online', recaiu sobre o tento apontado por Salvador Agra, ex-Nacional.

A Liga de Clubes atribuiu ainda, pela primeira vez, um prémio destinado ao melhor delegado, escolha que recaiu sobre Sérgio Ferreira, que revelou que o galardão é “um velho anseio de todos os delegados”.

Por outro lado, a cerimónia não contemplou os prémios para 'Melhor Árbitro' e 'Melhor Árbitro Assistente', que não foram anunciados.