Na quinta jornada do Grupo B, a formação de Fernando Santos volta a defrontar os magiares, oito meses depois do duelo no Euro2016, em Lyon, que terminou empatado (3-3), resultado que permitiu a continuidade de Portugal na competição.

A seleção nacional tem que vencer para não deixar fugir ainda mais a Suíça na liderança do grupo, mas vida mais difícil tem a Hungria que, se perder, praticamente se despede do Mundial2018.

Os campeões europeus estão no segundo lugar do grupo com nove pontos, menos três que a Suíça, que lidera, e mais dois que a Hungria, que é terceira. Apenas o primeiro posto dá acesso direito ao próximo Campeonato do Mundo.

Antes dessa igualdade, a equipa das ‘quinas’ vinha de uma série de cinco vitórias seguidas sobre a Hungria em jogos oficiais e, contando os particulares, tem um registo de sete triunfos e quatro empates em 11 confrontos.

Portugal procura somar a oitava vitória seguida, em jogos oficiais, no Estádio da Luz e, na única vez que recebeu os magiares nesse recinto, em 2009, venceu por 3-0, com um ‘bis’ de Simão Sabrosa e um golo de Liedson.

Se for utilizado frente à Hungria, o médio João Moutinho atinge as 95 internacionalizações e torna-se no quinto futebolista com mais jogos pela seleção portuguesa, ultrapassando Rui Costa.

O Portugal-Hungria está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak. São esperadas cerca de 60 mil pessoas no Estádio da Luz.

Três dias depois, a seleção nacional vai defrontar a Suécia, num jogo particular na Madeira.