Esqui

A modalidade é formada por seis categorias:

1. Esqui alpino:

Está dividido em provas de velocidade e provas técnicas. A descida e o super gigante, pertencem à categoria de velocidade, enquanto o slalom e o slalom gigante são provas técnicas.

A prova combinada conta com uma descida e um slalom. Uma novidade no programa de esqui alpino em 2018 é a prova em equipas, que conta com quatro representantes de cada país (dois homens e duas mulheres) que competem em slaloms paralelos.

11 medalhas de ouro vão ser entregues.

2. Esqui de fundo:

12 medalhas de ouro serão disputadas em circuitos de diferentes distâncias, percorridas no estilo clássico ou livre. O clássico implica em levar os esquis em linha reta, graças ao movimento dos braços. O estilo livre autoriza os atletas a fazerem movimentos laterais.

3. Saltos de esqui:

A rampa de lançamento pode ser de longitude normal ou grande. Os participantes voam o mais longe possível e são avaliados a força do vento no momento do salto e a altura do ponto de saída da rampa. Quem tiver mais pontos vence a prova, que terá quatro medalhas em jogo: simples masculino e feminino no trampolim pequeno, simples masculino no trampolim grande e prova em equipas.

4. Combinado nórdico:

A única categoria 100% masculina nos Jogos. É uma mistura de saltos de esqui e esqui de fundo. O salto transforma-se em tempo e os atletas começam a percorrer 10 km de esqui de fundo.

São três medalhas de ouro, com recompensas individuais para trampolim pequeno, trampolim grande e prova de equipes (os quatro representantes saltam e depois fazem um revezamento 4x5 km).

5. Esqui estilo livre:

O estilo propõe caminhos ondulados para manobras aéreas, como "flips", "grabs", "switchs", entre outros. São 10 medalhas de ouro com baches, esqui acrobático, halfpipe, skicross e slopestyle.

6. Snowboard:

Também existem saltos, estilo e formas no programa, mas com uma prancha de snowboard, ao invés de esquis. São 10 provas, com a estreia do "Big Air" nestes Jogos Olímpicos. A nova categoria é uma especial de trampolim gigante que permite manobras mais longas no ar.

Biatlo

Serão 11 títulos em jogo no biatlo (cinco masculinos, cinco femininos e uma prova mista). O desporto combina esqui de corta-mato ou de fundo e tiro ao alvo. A velocidade sobre os esquis é crucial, mas a precisão dos disparos pode gerar uma  penalização de 150m a mais de fundo por cada erro.

Bobsleigh

O bobsleigh agrupa duas categorias: bobsleigh e skeleton.

1. Bobsleigh:

Bob a 2 (homens e mulheres) e bob a 4 (somente homens). Nas três categorias, os participantes ganham impulso para deslizar no interior de um trenó, percorrendo uma pista em velocidades que chegam a 135 km/h.

2. Skeleton:

A prancha de skeleton parece um trenó de luge, mas ao contrário do luge o atleta posiciona-se com a barriga para baixo e com a cabeça a sair da prancha. São duas medalhas de ouro para quem descer o percurso no menor tempo possível, no simples masculino e feminino.

Curling

São três medalhas de ouro em jogo. O desporto é menos conhecido do grande público, mas está a ganhar fama. Duas equipas enfrentam-se com o objetivo de aproximar a pedra do alvo. Em Pyeongchang, a novidade vai ser uma equipa mista.

Hóquei no gelo

As seleções são formadas por 20 jogadores. Sobre o gelo, seis jogadores confrontam-se em três tempos de 20 minutos para fazer balançar as redes do adversário. Estarão dois títulos em jogo, no masculino e feminino.

Luge

Desporto de adrenalina para os atletas, que deslizam deitados sobre o trenó em alta velocidade sobre o circuito de gelo. A descida pode ser sozinha ou com um companheiro, e estarão quatro medalhas de ouro em jogo: homens, mulheres, duplas e por equipas.

Patinagem

São três as categorias da patinagem:

1. Patinagem de velocidade em pista curta:

Corridas em circunferências de gelo de 111,12 metros de distância. De dois a oito patinadores que competem à vez. No total, são quatro provas masculinas e quatro femininas (500m, 1.000m, 1.500m e revezamentos).

2. Patinagem de velocidade:

A categoria tem o mesmo princípio do short-track, mas em vez de competir contra o adversário o atleta corre em contra-relógio numa pista mais longa, de 400 metros. São 14 títulos em disputa, a categoria que mais distinções oferece em todos os Jogos Olímpicos de inverno.

3. Patinagem artística:

Técnica e habilidade são combinadas para obter as melhores notas possíveis, dadas por um júri internacional que avalia a precisão e o nível artístico. São cinco medalhas em jogo: mulheres, homens, dança sobre o gelo, duplas e equipas.

Onde ver

A partir de sexta-feira, a RTP vai acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, que decorrem até 25 de fevereiro, na Coreia do Sul. Além das cerimónias de abertura e encerramento, a RTP vai transmitir diariamente um resumo dos melhores momentos do dia, e análise de resultados.

Portugal vai estar, pela primeira vez, representado em duas modalidades nos Jogos Olímpicos PyeongChang2018, com Arthur Hanse, no esqui alpino, e Kequyen Lam, no esqui de fundo.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 disputam-se entre 24 de julho e 09 de agosto.