A deslocação de Pierre Moscovici a Portugal ocorrerá dois dias depois de a Comissão Europeia dar o seu parecer sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano – no quadro das opiniões que divulgará na quarta-feira sobre os planos orçamentais dos países da zona euro – e sobre a “ação efetiva” levada a cabo por Portugal para corrigir a trajetória do défice e evitar assim uma suspensão de fundos.

De acordo com a agenda do executivo comunitário, o comissário europeu tem previstos encontros com membros do parlamento português, com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com o ministro Mário Centeno.

Fonte comunitária indicou à Lusa que esta deslocação de Moscovici a Lisboa é uma “visita normal” cujo objetivo é "discutir com as autoridades portuguesas a situação económica e perspetivas orçamentais, questões relativas a políticas fiscais na agenda da União Europeia e matérias relacionadas com o futuro da União Económica e Monetária".

Esta é a segunda deslocação de Pierre Moscovici a Lisboa desde que o Governo liderado por António Costa está em funções, após uma visita à capital portuguesa em 10 de março passado.