Segundo o IPMA, o mau tempo deverá começar por afetar as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e ocidental (Flores e Corvo).

O IPMA emitiu aviso amarelo para o grupo central entre as 00:00 locais (01:00 em Lisboa) e as 12:00 de sexta-feira, tendo em conta as previsões de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

Para o grupo ocidental, o aviso amarelo vai estar ativo entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo vigora entre as 12:00 e as 21:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A passagem de uma superfície frontal fria provocará este agravamento do estado do tempo em todas as ilhas.

Na sequência do aviso meteorológico, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

A Proteção Civil recomenda, entre outras medidas, que a população consolide telhados, portas e janelas e mantenha limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes às residências e que sejam guardados os objetos soltos do jardim.

"Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água", alerta ainda.

Caso tenha "conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes", recomenda também o Serviço Regional de Proteção Civil.

APE // MCL

Lusa/fim