O novo banco é detido por acionistas como os Correios de Angola, a seguradora pública Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) ou a EGM Capital.

Durante a cerimónia de apresentação do Banco Postal, que surge no âmbito da reestruturação da empresa pública Correios de Angola, o presidente do conselho de administração, N´Guni Olívio, salientou o contributo da instituição para potenciar a inclusão financeira dos angolanos.

"Potenciar a inclusão financeira e o crescimento económico e sustentável dos angolanos através de uma abordagem e oferta totalmente inovadora e de uma implementação nacional, gradual e bem estruturada", afirmou o responsável.

O Banco Postal é um banco comercial que agrega três distintos segmentos de negócios, nomeadamente "Xikila Money" um serviço "financeiro inovador" que permitirá a abertura de conta bancária e transação de valores em tempo real através de um telemóvel, ainda o Corporate & Personal, vocacionada para as médias e grandes empresas e particulares, com rendimentos elevados, e o Comércio & Empresários, dedicada às pequenas empresas.

"O banco tem a capacidade de mudar a vida dos angolanos atribuindo personalidade financeira aos mesmos, cujas principais características são a proximidade, o impacto e a inovação social", realçou.

Transferências de dinheiro, depósitos, remessas, pagamentos e compras são algumas das valências que a instituição bancária disponibiliza.

Na ocasião, a presidente do conselho de administração da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola, Maria Luísa Andrade, falou de "incontáveis" benefícios às populações, realçando que o Banco Postal consta do plano de revitalização e reestruturação dos correios angolanos.

"O banco agrega valores aos correios postais de Angola, a exemplo de outros países do mundo e da região, e faz parte também do nosso plano de revitalização dos Correios de Angola. No fundo é o sabor da realização e ganhos financeiros para os correios postais", observou.

O governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, afirmou que este novo banco surge da estratégia da "educação e inclusão financeira pela via das novas tecnologias", enquanto o ministro das Finanças, Archer Mangueira, realçou que a instituição deverá ajudar nos níveis de poupanças do país, que ainda "são bastante baixos".

Com sede na capital angolana, o Banco Postal conta com agências, agentes autorizados e quiosques Xikila Money em Luanda e na província angolana do Huambo.

O plano de expansão do Xikila Money prevê no primeiro ano quatro agências, sendo três em Luanda e uma na cidade do Huambo, bem como a implementação de 200 quiosques, sendo 150 em Luanda e 50 no Huambo.

DYAS // VM

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.