"É urgente modernizar o serviço de transportes urbanos em Bissau e, com base nesse pressuposto, decidimos encontrar parceiros e encontrámos um que tem há mais de um ano 20 autocarros a circular na Guiné-Bissau", explicou Bamba Banjai.

Segundo o diretor-geral de Viação e Transportes Terrestres, na cidade vivem mais de 500 mil pessoas e os transportes mistos, conhecidos como 'toca-toca', apesar de continuarem a operar, já não conseguem garantir todo o serviço.

"Temos transportes mistos, mas o desenvolvimento e o crescimento da cidade obriga à existência de outro tipo de transportes, que garantam também mais segurança e mobilidade às pessoas", disse.

A Transáfrica, com capitais espanhóis e portugueses, vai iniciar o serviço a 28 maio, mas já opera na Guiné-Bissau com 20 autocarros a fazer as ligações entre Bissau e outras cidades do país.

Bamba Banjai disse também que as autoridades estão à procura de mais parceiros para garantir transportes urbanos em outras cidades do país, incluindo Gabu e Bafatá.

"Há condições para todas as pessoas concorrerem. Todas as pessoas que cumpram os requisitos podem concorrer para melhorar a mobilidade e a segurança rodoviária na Guiné-Bissau", concluiu.

MSE // FPA

Lusa/Fim