A apresentação do documentário acontece no Dia da Língua Portuguesa, que se assinala na quinta-feira.

O "NOSSALÍNGUA.DOC", que retrata o uso da língua portuguesa nas suas diferentes expressões, é a primeira curta-metragem rodada com recurso a 'smartphones' e resulta de uma colaboração em três continentes e quatro países lusófonos: Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

"Percorremos esses países recolhendo imagens e vozes. Foram muitas entrevistas e diálogos no português de Cabo Verde, de Portugal e do Brasil", adiantou Luciane Araújo, que codirige o documentário com Júlio Silveira, Beto Pestana e Flávio Bidoia.

O filme apresenta entrevistas com rappers, populares e escritores, no que é apresentado como uma conversa entre Portugal, Cabo Verde, Brasil e Moçambique, e é enriquecido com músicas cabo-verdianas, portuguesas e brasileiras.

O filme terá ante-estreia simultânea no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil, e no Centro Cultural Português em Cabo Verde - Polo do Mindelo.

O documentário NOSSALÍNGUA.DOC terá lançamento mundial durante o Festival de Cannes, entre os dias 16 e 23 de maio de 2016, na mostra "Short Film Corner", um espaço profissional dedicado aos encontros, aos intercâmbios e à promoção de filmes curtos.

CFF // VM

Lusa/Fim