A distinção ao ex-chefe de Estado estará enquadrada nas comemorações do 10º aniversário da UNI-CV enquanto instituição pública de ensino superior em Cabo Verde.

Além de Presidente da República (2001 - 2011), Pedro Pires, 82 anos, foi um dos comandantes militares, deputado, primeiro chefe de Governo do Cabo Verde independente (1975/91), líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Em 2011, Pedro Pires, natural de São Filipe, ilha do Fogo, recebeu o prémio Mo Ibrahim no valor de 5 milhões de dólares, que distingue os melhores líderes políticos africanos que tenham dado provas de excelência na liderança política.

Neste momento, é presidente do Instituto Pedro Pires (IPP) para a Liderança e da Fundação Amílcar Cabral, tendo também no seu currículo várias outras homenagens e distinções, entre elas a Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.

Já é também doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará, no Brasil, e pela Universidade Técnica de Lisboa.

Além da distinção ao ex-chefe de Estado, a UNI-CV vai assinalar o seu 10º aniversário com uma gala beneficente, que vai ser animada por vários artistas cabo-verdianos.

"A gala pretende ser um momento de homenagem à academia em geral, em que serão atribuídos prémios de acordo com categorias no sentido de reconhecer e valorizar o mérito da comunidade académica e os parceiros que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Uni-CV", avançou a universidade em comunicado.

As receitas da gala serão revertidas para a criação de um fundo para o Serviço de Ação Social no sentido de possibilitar o apoio a estudantes mais carenciados, informou a UNI-CV, a única universidade pública de Cabo Verde.

RYPE // PJA

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.