No passado dia 09, o Departamento de Estado norte-americano considerou, através de um relatório a que a agência Lusa teve acesso, que as autoridades do Governo da Guiné-Bissau "continuam a estar envolvidas" no tráfico de droga e que o país fez pouco para mitigar a fama de 'narcoestado'.

"Com cinco governos diferentes na Guiné-Bissau nos últimos 15 meses, o país fez poucos progressos para mitigar as condições que levaram a que fosse classificado como um 'narcoestado'", lê-se no 'Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos 2017'.

Reagindo a este relatório, o ministro da Justiça guineense considerou que o executivo do país está preocupado como um Governo de qualquer outro país do mundo com o flagelo da droga, mas até ao momento não tem nenhum dado em concreto sobre o aumento ou envolvimento de algumas pessoas no tráfico de estupefacientes.

Rui Sanhá indicou ainda que a Polícia Judiciária está no terreno a tentar averiguar o que tem sido dito por entidades internacionais.

"O Departamento norte-americano pode ter as suas informações. Eu não sei donde é que saiu com essas informações (...), nós, enquanto governantes da Guiné-Bissau, não temos nada ainda que nos prove", acrescentou Rui Sanhá.

O ministro da Justiça considerou, no entanto, que não tinha conhecimento do relatório norte-americano mas que assim que a PJ tiver dados concretos irá divulgá-los.

MB // VM

Lusa/Fim