A polícia italiana disse que o aparelho caiu perto da estância de Campo Felice, durante uma missão para retirar um esquiador ferido.

"A área onde [o helicóptero] caiu é de difícil acesso mesmo com o melhor tempo. O forte nevoeiro está a tornar tudo ainda mais difícil", disse à agência France Presse um porta-voz da polícia.

"Várias equipas estão a tentar chegar ao local", acrescentou.

O helicóptero emitiu um sinal de alerta para colisão e a polícia recebeu testemunhos de pessoas que ouviram uma grande explosão.

Campo Felice fica perto do epicentro dos recentes sismos e da avalanche na semana passada.

Trata-se de uma pequena estância que é bastante popular entre os habitantes de Roma que tiram o dia para ir esquiar. A capital italiana fica a apenas 120 quilómetros a Leste de Campo Felice.

A estância situa-se a 710 metro de altitude, mas a área das pistas de esqui vai até altitudes superiores a 2.000 metros.

A polícia realçou que não há qualquer ligação deste acidente com a recente atividade sísmica ou com a avalanche.

No entanto, a queda do aparelho ocorre numa altura em que as equipas de emergência - bombeiros, polícia de montanha e outros serviços especializados - estão envolvidos em ações de resgate e buscas na sequência dos sismos, das maiores nevadas das últimas décadas em Itália e da avalanche que soterrou o hotel Rigopiano.

O Rigopiano situa-se no outro lado do Monte Gran Sasso, o pico com quase 3.000 metros domina aquela cadeia montanhosa.

NVI // VM

Lusa/Fim