Esta Região Administrativa Especial (RAE) da China, que é um dos maiores mercados da carne brasileira, já proibiu todas as importações de carne do país no início desta semana.

O anúncio acontece depois de a polícia brasileira ter revelado, em 17 de março, um esquema realizado por empresas com o objetivo de subornar inspetores da saúde alimentar para certificar carnes estragadas.

A China também suspendeu todas as importações e as autoridades brasileiras dizem que as exportações caíram de 63 milhões de dólares para 74 mil dólares por dia.

O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, anunciou "uma retirada completa" de todas as carnes "refrigeradas, congeladas e de aves", que já haviam sido importadas das empresas envolvidas no escândalo.

"Não conseguimos eliminar completamente os perigos ocultos em termos de segurança alimentar", disse Ko Wing-man aos jornalistas.

O secretário da Saúde de Hong Kong disse que seis empresas brasileiras afetadas pelo escândalo exportavam carne para Hong Kong.

O responsável espera que haja mudanças para ajudar a restaurar a confiança do consumidor na carne brasileira das empresas que não estão envolvidas no escândalo.

Após as investigações terem sido tornadas públicas, a União Europeia e países e territórios como China, Egito, Chile, Hong Kong, Japão, México e Arábia Saudita suspenderam as exportações ou anunciaram restrições de entrada das carnes brasileiras.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, o Brasil exportou em 2016 mais de um milhão de toneladas de carne bovina. Os principais destinos foram Hong Kong, Egito, China e Rússia.

Também foram exportados cerca de 3,9 milhões de toneladas de carne de frango sem ser processada, cujos principais compradores foram Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Hong Kong.

O Brasil vende produtos de origem animal para mais de 150 países, respondendo por 20% do mercado internacional de carne (bovinos, aves e suínos).

O setor de carne do país movimenta cerca de 14 mil milhões e dólares (12,9 mil milhões de euros) por ano em exportações.

O Brasil, considerado um dos maiores exportadores de carne do mundo, tenta reverter uma crise de confiança sobre as carnes exportadas pelo país desde a semana passada, quando a polícia federal denunciou a venda de produtos ilegais feita por 21 fábricas do setor de carne, entre elas unidades de grandes companhias exportadoras como a BRF e a JBS.

CSR (NVI) // FPA

Lusa/fim