O protocolo na área do ensino superior foi assinado entre a vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa dos Santos Fernandes, e a reitora da Universidade pública de Cabo Verde (Uni-CV), Judite Nascimento, e visa a mobilidade de alunos entre as duas instituições.

Esperando que o protocolo venha a dar "muitos frutos", a reitora da Uni-CV disse que foi assinado no quadro da internacionalização da instituição pública de ensino superior cabo-verdiana, que tem diversificado a sua cooperação.

Judite Nascimento informou que ainda este ano dois estudantes cabo-verdianos vão para a Madeira estagiar em empresas locais.

A Madeira vai ainda pagar cinco bolsas de estudo por ano para mestrado a doutoramento a estudantes cabo-verdianos na universidade local, bem como o alojamento nas residências universitárias, enquanto Cabo Verde paga a viagem.

A vice-reitora da Universidade da Madeira entendeu que o protocolo será "uma mais-valia" para os alunos das duas instituições, que terão oportunidade de aprofundar a sua formação e de contactar com culturas diferentes.

Elsa Fernandes disse que é o "primeiro passo" de um "longo caminho" de cooperação entre as duas universidades.

Já o outro protocolo foi assinado entre o presidente do Conselho Diretivo do Serviço de Proteção Civil da Madeira, capitão José Oliveira Dias, e o representante do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, Jeremias Cabral.

O documento prevê a formação em várias áreas a técnicos cabo-verdianos e cedência de uma ambulância por parte da Madeira a cooperações de bombeiros de Cabo Verde.

O representante cabo-verdiano disse que o protocolo é o início de uma "colaboração longa e profícua", esperando que as duas instituições possam viver a cooperar em outros ramos, com resultados benéficos para Cabo Verde e para a Madeira.

Já o presidente do Conselho Diretivo do Serviço de Proteção Civil da Madeira disse esperar que o protocolo venha a ajudar os dois arquipélagos, que têm muitas semelhanças, mas também enfrentam os mesmos riscos ao nível da proteção civil.

Os dois documentos foram assinados na sequência dos contactos estabelecidos em novembro passado, aquando de uma visita a Cabo Verde de uma delegação do Governo Regional da Madeira, na qual foram identificadas as entidades e a áreas de atuação.

Em declarações à agência Lusa, o diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Bruno Pereira, que integra a delegação, destacou a importância dos dois protocolos para intensificar as relações entre Portugal e Cabo Verde, através da Madeira.

"E este é o objetivo do Governo Regional da Madeira. Estivemos cá, os contactos foram feitos e hoje assinámos (os protocolos) e entrarão em vigor de imediato", afirmou Bruno Pereira, garantindo que outras áreas seguirão, com as energias, a saúde pública e o mar.

O diretor Regional disse que é difícil avançar os valores monetários que envolvem os protocolos, justificando que são várias áreas, com destaque para a formação.

O ato de assinatura dos protocolos, que aconteceu no Ministério das Relações Exteriores e Comunidades de Cabo Verde, contou com a presença de diversas personalidades, entre elas o representante da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, e a Embaixadora de Portugal no arquipélago, Helena Paiva, dois impulsionadores da iniciativa.

RYPE // EL

Lusa/Fim