Cipriano Cassamá foi eleito o número dois do PAIGC no 9.º congresso que hoje encerrou em Bissau, no qual o líder do partido, Domingos Simões Pereira, foi reeleito com 95% de votos dos delegados.

O até aqui primeiro vice-presidente do partido, o veterano Carlos Correia, de 86 anos, é a partir de hoje o presidente honorário do PAIGC e a escritora e antiga ministra da Educação Odete Semedo é a segunda vice-presidente.

Califa Seide, líder da bancada parlamentar, passa a ser a terceira figura na direção do PAIGC e a antiga ministra da presidência do conselho de ministros e dos assuntos parlamentares, Adiatu Nandigna é a quarta vice-presidente.

Para o comité central, órgão máximo de decisão entre congressos, o líder do partido, Simões Pereira, propôs os nomes das duas filhas de Amílcar Cabral, fundador e "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde, Iva e Indira Cabral.

Iva Cabral, com residência em Cabo Verde, mas presença assídua nas atividades do PAIGC, foi proposta como membro do comité central nas listas da região de Bafatá, cidade natal do seu pai, e Indira Cabral, indicada nas listas da região de Bissau.

O comité central é composto por 351 membros.

A composição final do órgão tem sido debatida, com os nomes a serem apresentados um por um pelos presidentes das estruturas de base do partido. O exercício atrasou o encerramento formal do congresso que estava agendado para às 18:00 (mesma hora em Lisboa).

MB // JNM

Lusa/Fim