A agenda de Philip Hammond inclui a cooperação bilateral nas áreas dos "serviços financeiros, energia, cultura e educação", segundo fonte do Foreign Office citada por agências internacionais.

"Como primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros britânico a visitar Cuba desde a revolução cubana de 1959, vejo a oportunidade de ouvir o que Cuba pensa dos seus desafios atuais e do seu futuro", afirmou Hammond num comunicado.

Philip Hammond vai ter vários encontros com o homólogo cubano, Bruno Rodríguez, e com outros governantes, segundo o comunicado.

Durante a visita, acrescenta o texto, vai ser assinado um "acordo bilateral de restruturação da dívida de Cuba ao Reino Unido" e debatidas formas de cooperação.

Hammond vai também encontrar-se com representantes da sociedade civil cubana e da comunidade de empresários britânicos em Havana.

"O Reino Unido e Cuba têm perspetivas do mundo e dos sistemas de governo que são muito diferentes. Mas com Cuba a entrar num período de mudanças sociais e económicas significativas, estou ansioso por demonstrar ao governo e ao povo cubanos que o Reino Unido está empenhado em forjar novos laços", afirmou Hammond no comunicado.

MDR // SB

Lusa/Fim