O Presidente da República, José Mário Vaz, fez a tradicional romagem ao mausoléu, nas instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas, para deposição de coroas de flores.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que lutou pela autodeterminação do país, tentou fazê-lo momentos antes, mas disse ter sido impedido por militares.

"Pela primeira vez na história do país", com 43 anos de independência, o PAIGC "foi proibido de entrar na Fortaleza da Amura, invocando-se o facto de o Presidente da República ainda o não ter feito", anunciou o partido em comunicado.

O "facto inédito" é classificado como mais uma das "provocações" por parte do chefe de Estado, acrescenta-se no documento, segundo o qual havia uma autorização concedida ao PAIGC para realizar o seu momento de homenagem.

O partido acabaria por recordar Amílcar Cabral junto a uma estátua do fundador da nacionalidade, erigida na rotunda do aeroporto da capital.

Da comitiva do PAIGC fazia parte Domingos Simões Pereira, presidente do partido e ex-primeiro-ministro, demitido em agosto de 2015 por José Mário Vaz.

Desde então, as divergências entre ambos têm-se agudizado, ao ponto de o PAIGC, que venceu as eleições de 2014 com maioria absoluta, não fazer parte dos dois últimos governos empossados pelo chefe de Estado - de um total de cinco executivos em dois anos e meio de legislatura.

Em 2016, o PAIGC e o Presidente José Mário Vaz também homenagearam Cabral em momentos distintos, na Fortaleza da Amura, quando no passado era habitual que os dirigentes guineenses o fizessem na mesma altura.

Pese embora o mal-estar político, José Mário Vaz disse aos jornalistas que espera que 2017 seja "um ano de paz e reconciliação".

Sem fazer referência às divergências políticas, lamentou que "até hoje não se tenha conseguido concretizar o sonho dos fundadores da nacionalidade" com vista ao desenvolvimento do país.

O Presidente da República aproveitou a ocasião para alertar para "os problemas dos jovens que não têm emprego" e voltou a pedir ao governo para realizar reformas na administração pública.

O feriado nacional do Dia dos Heróis Nacionais, na Guiné-Bissau, recorda o assassinato de Amílcar Cabral, a 20 de janeiro de 1973, em Conacri.

LFO/MB

Lusa/fim